As receitas mundiais dos serviços de telecomunicações deverão crescer a uma taxa anual de oito por cento entre 2004 a 2009, revelam os dados de um estudo recente da Insight Research, em valores que reflectem os níveis de crescimento sustentado observados pelo segmento antes da chamada "bolha", no final dos anos 90.



O "The 2004 Telecom Industry Review: An Anthology of Market Facts and Forecasts" - denominação do estudo - prevê que as receitas das telecomunicações a nível mundial aumentem de 1,2 mil milhões de dólares em 2004 para os 1,8 mil milhões em 2009, pondo fim à crise dos últimos anos.



Esta recuperação dos níveis históricos de crescimento vai contudo ser desigual, avisa a Insight Research, tanto no que diz respeito à geografia como aos produtos propriamente ditos. A Ásia-Pacífico e a América Latina são mercados que deverão registar um rápido aumento dos acessos de banda larga, enquanto os Estados Unidos e a Europa ficarão para trás.



As comunicações wireless vão continuar a roubar quota de mercado às fixas no que diz respeito aos serviços de voz, uma tendência que se deverá acentuar ainda mais à medida que forem sendo introduzidos novos serviços móveis de segunda geração e meia e terceira geração, conclui a Insight Research.



Notícias Relacionadas:

2004-03-12 - Relatório EITO aponta para sinais de recuperação do mercado europeu das TIC

2004-02-17 - Retoma do sector nacional das TMTs começa este ano