A INOV (Instituto de Novas Tecnologias) assinou um contrato de financiamento no âmbito do Programa Interface no valor de um milhão e 310 mil euros, tendo como objetivo a valorização das Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE), a aplicar nas áreas de Economia Circular, Transformação Digital e Eficiência Energética.

O objetivo é desenvolver durante os próximos três anos uma agenda tecnológica de inovação, tendo como principal foco a cibersegurança, redes de comunicações avançadas, sistemas inteligentes, sistemas empresariais, sistemas ciberfísicos e monitorização remota, lê-se no comunicado.

Segundo o presidente da INOV, Fernando Moreira, o investimento nestas tecnologias pretendem reforçar o impacto social da inovação, mantendo o incentivo de inovar mesmo em situações pouco favoráveis à economia. Visa ainda colmatar falhas de mercado e do sistema nos processos de inovação, assim como desenvolver a sustentabilidade e previsibilidade orçamental, aumentar os recursos humanos qualificados e fortalecer as parcerias internacionais.