"Hoje celebramos a inovação que é disruptiva e feita com propósito", sublinha Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, que lembra que “as tecnologia da Altice Labs está hoje em todo o mundo, de Nova Iorque a Paris, passando por geografias tão distintas como a Índia, o Quénia e a Austrália”. A CEO admite que esta unidade ganhou forma como hub de inovação do Grupo Altice e é uma “embaixadora da engenharia portuguesa no mundo”.

"Colocámos Portugal no mapa das infraestruturas mundiais", afirma Ana Figueiredo, reconhecendo o trabalho de mais de 800 engenheiros a trabalhar em Portugal e no Brasil.

Ditar tendências, antecipar o futuro e desafiar o mercado para ir mais longe são alguns dos pilares definidos pela Altice que quer manter o Hub de inovação em Aveiro e Ana Figueiredo sublinha que a cidade está cheia de tecnologia e foi distinguida já pela inovação. "É um investimento contínuo e no ano passado investimos mais de 80 milhões de euros em I&D", refere a CEO da Altice Portugal que traça metas de duplicar o número de patentes registadas até 2030.

O reconhecimento internacional, com 22 inovações do Radar de Inovação da Comissão Europeia e duas dezenas de patentes internacionais conquistadas nos últimos 4 anos, estão entre os pontos sublinhados pela CEO da empresa. Hoje a Altice Portugal está a os 7 anos da Altice Labs, que se somam a mais de 70 de história, onde está a mostrar 5 projetos de inovação, com ultrabroadband, realidade virtual ma medicina e soluções de 5G privadas.

Veja as imagens da apresentação da Altice Labs em Aveiro

A história do Altice Labs começou como GECA – Grupo de Estudos de Comutação Automática, uma unidade de investigação criada em 1950, na cidade de Leiria, e a transferência para Aveiro só aconteceu em 1955. Mais tarde mudou de nome para CET – Centro de Estudos de Telecomunicações e depois para PT Inovação, mas o ADN manteve-se ligado à inovação e desenvolvimento de novos produtos para as empresas do grupo Portugal Telecom, assumindo também a capacidade de produtizar, e exportar, características que convenceram o Grupo Altice a centrar em Portugal a sua fábrica de inovação depois da compra da PT.

Em 2016 assumiu a identidade de  assumiu a identidade de Altice Labs, com o compromisso do Grupo Altice de continuar a apostar na inovação e de levar os projetos desenvolvidos em Aveiro para as operações da empresa em todo o mundo. Sete anos depois a ideia já provou que deu frutos e a Altice Labs está agora em mais de 60 países, chegando às casas de mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

A aposta no futuro foi também abordada por Ana Figueiredo na sua intervenção inicial, destacando que a Altice Labs é uma peça fundamental na estratégia do Grupo e que já definiu 6 linhas estratégicas de atuação, entre as quais estão o 5G e 6G, a computação quântica e o IOT.

Crescimento de 28% desde 2015, mais clientes, mais patentes e mais parceiros

Alcino Lavrador, responsável pela Altice Labs destacou o crescimento da empresa em termos de receitas e a consolidação da EBITDA, com 28% CAGR desde 2015, onde o ano de 2022 revelou a melhor performance com uma subida de 45%. "Assinalamos um ano em que acrescentámos mais clientes e mais parceiros", sublinhou o general manager durante a sua apresentação.

85% das receitas já são geradas em clientes internacionais, num valor financeiro que não é divulgado, mas que reflete a aposta em inovação e a capacidade de desenvolvimento.

Altice Labs 2023
Alcino Lavrador, General Manager da Altice Labs

A liderar o Hub de inovação em Aveiro há mais de 15 anos, Alcino Lavrador adianta ainda que a tecnologia da empresa liga mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e que a capacidade instalada de tecnologia de fibra ótica chega a 28,8 milhões de casas e que já foram produzidos 10 milhões de routers de fibra.

A participação em 2 agendas mobilizadoras HfPT e NEXUS, e em test beds NExtGen Mobility, abrem também espaço para desenvolvimento futuro.

Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice que está agora num cargo internacional depois de ter liderado a Altice Portugal, destacou a importância do ecossistema de inovação criado a partir de Aveiro. "Sem este ecossistema de inovação não teríamos a mesma capacidade do grupo", afirmou, destacando que a Altice Labs tem sido um ícone de inovação.

Reforçando o investimento que a Altice faz em Portugal e na inovação, Alexandre Fonseca lembra que "o grupo Altice é um dos 20 maiores grupos de telecomunicações no mundo e que isso também se deve à inovação da Altice Labs".

Alexandre Fonseca, co-CEO do Grupo Altice
Alexandre Fonseca, co-CEO do Grupo Altice

"Vivemos num dos sectores mais competitivos em inovação e continuamos a ter capacidade de nos mantermos líderes", destaca Alexandre Fonseca, que refere que em todas as operações do Grupo há o reconhecimento de que o Hub em Aveiro é uma jóia da coroa.

O Co-CEO do Grupo referiu ainda alguns dos grandes desafios da economia, com a necessidade de digitalização das empresas, mas também de atração e fixação de talento, defendendo que é urgente algumas alterações nas políticas públicas, do código de trabalho à fiscalidade, que são inibidores do desenvolvimento económico.

"É preciso tratar melhor as empresas, aqueles que criam valor", sublinha Alexandre Fonseca.

(em atualização)