O Ministério da Ciência e Ensino Superior, através do Observatório da
Ciência e do Ensino Superior
(OCES) está a coordenar o Inquérito Comunitário Intercalar à Inovação. O trabalho é o quarto do género realizado a nível europeu e tem como objectivo actualizar informação relativamente a alguns parâmetros, face aos dados disponíveis no inquérito anterior, explica um comunicado.



O CIS Light é feito por amostragem e sendo um documento intercalar tem um número de questões reduzido (seis questões). A sua principal novidade prende-se com o facto de pela primeira vez permitir recolher informação sobre as micro-empresas, um trabalho que a Comissão Europeia considera prioritário, tendo em conta a sua representatividade na generalidade dos países, acrescenta o comunicado.



O inquérito anterior apurou dados relativos ao período entre 1998 e 2000 que posteriormente foram utilizados no Scoreboard Europeu da Inovação. No que respeita a Portugal estes dados permitiram caracterizar as empresas com mais de 10 trabalhadores das áreas de indústria e serviços, mediante critérios como a área de actividade, a dimensão da empresa, o peso da despesa em Inovação no volume de negócios e a associação a outras entidades com objectivo de realizar iniciativas na área da inovação.



As empresas que pretendam participar no inquérito deverão preencher um formulário electrónico disponível na página da Internet do Observatório.



Notícias Relacionadas:

2003-03-14 - Comissão Europeia apela a Estados-membros para renovarem políticas de inovação


2002-12-11 - Níveis de inovação na Europa ainda atrasados em relação aos Estados Unidos e Japão