A Autoridade da Concorrência (AdC) e a ANACOM devem voltar hoje a analisar o impacto da OPA à PT no mercado móvel, avança a edição de hoje do Jornal de Negócios. De acordo com a notícia, a decisão da AdC aponta para um parecer positivo à fusão entre a TMN e a Optimus, mas a Autoridade das Comunicações não quer que as duas operadoras sejam juridicamente fundidas.

Segundo o Jornal de Negócios, a Sonaecom já terá garantido à Anacom que não irá fundir juridicamente a TMN e a Optimus, mas não garantindo que manterá as duas marcas no mercado.

Na reunião que hoje se deve realizar entre a AdC e a Anacom o tema da fusão entre as duas operadoras móveis deverá ser o ponto mais forte, já que esta é uma das questões mais delicadas da OPA proposta pela Sonaecom sobre a PT. a junção da TMN e da Optimus irá criar um mega operador com uma posição dominante no mercado de mais de 66 por cento dos clientes móveis.

Apesar do sentido positivo da decisão da AdC, avançado pelo Jornal, a Autoridade da Concorrência poderá impor remédios que viabilizem o surgimento de um novo operador, que poderia assumir a gestão da infra-estrutura de torres de comunicações entretanto desactivada após a fusão da TMN e da Optimus.

A ADC já tinha mostrado vontade de revelar uma decisão sobre a OPA até ao final deste mês. Pendentes da decisão estão as reacções do Governo e o surgimento de uma possível contra-OPA ou de uma OPA concorrente.

Nota de Redacção: [2006-08-03 17:30] Em comunicado hoje enviado à CMVM a Sonaecom afirma não ter conhecimento de "qualquer decisão ou projecto de decisão da Autoridade da Concorrência respeitante à notificação da operação de concentração decorrente da oferta pública de aquisição da Portugal Telecom". A empresa acrescenta ainda que "tanto quanto é do seu conhecimento, o processo em referência continua o seu curso normal".

Notícias Relacionadas:

2006-06-26 - Parecer da Anacom contrário à fusão da TMN com a Optimus

2006-06-21 - Henrique Granadeiro quer maior intervenção de Governo na OPA
2006-05-25 - Sonaecom assegura 1% do capital da Portugal Telecom
2006-03-07 - PT quer distribuir 3 mil milhões de euros pelos accionistas e admite autonomizar negócio grossista fixo
2006-02-06 - Sonae SGPS lança OPA sobre Portugal Telecom