A gigante tecnológica acaba de anunciar que criou uma empresa independente para a área de software de Inteligência Artificial que se chama Articul8 AI e que deverá apoiar as empresas na integração de plataformas de IA generativa. O principal investidor é a DigitalBridge, uma venture capital, mas há outras empresas a investir, como a Fin Capital, Mindset Ventures, Communitas Capital, GiantLeap Capital, GS Futures e o Zain Group.

A Articul8 AI (que se deve ler como Articulate AI - IA articulada numa tradução livre) assume a propriedade intelectual e retém a tecnologia que foi desenvolvida ainda com a Intel e que contou com a participação do Boston Consulting Group (BCG). Arun Subramaniyan, que era vice presidente e diretor geral da área de data center e IA da Intel é o CEO da nova empresa.

A Intel não adianta qual é a participação que vai manter na Articul8 AI mas sublinha que as duas empresas vão manter-se alinhadas na visão estratégica e nas oportunidades de mercado, colaborando no desenvolvimento e adoção da IA generativa nas empresas.

Veja as imagens dos novos processadores da Intel

A nova empresa tem no seu portfólio uma plataforma de software de IA generativa que está optimizada para as arquiteturas da Intel, incluindo os processadores Intel Xeon e aceleradors Gaudi, mas suporta também outras alternativas de infraestrutura.

A Intel diz que a plataforma já está a ser usada por clientes industriais que têm requisitos elevados de segurança e especialização, nas área de serviços financeiros, aeroespacial, semicondutores e telecomunicações.

Nos últimos meses a Intel tem investido na sua estratégia de Inteligência Artificial e em dezembro anunciou em Nova Iorque a "AI Everywhere" com uma família de produtos para data center, cloud, redes e PC. Na lista estão os processadores para equipamentos móveis Intel Core Ultra, os Intel Xeon de 5ª geração e o Intel Gaudi Gen 3 AI que deve chegar ao mercado este ano.

O reforço da estratégia da Intel faz-se também pela procura de financiamento externo, tendo criado a Mobileye, uma empresa de chips para automóveis e agora a Articul8 AI. Está também planeado avançar com uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês) para a área de chips programáveis.

Entre os investimentos recentes está também a intenção de instalar uma fábrica de processadores em Israel, avaliada em 23 mil milhões de euros, um dos maiores investimentos estrangeiros no país. que se junta a mais de 50 mil milhões aplicados em Israel nas últimas décadas.