A Intel anunciou, na semana passada, a formalização da compra da empresa de software Havok, uma empresa de software e serviços com uma forte presença no mercado da animação em filmes e jogos e líder em algoritmos de renderização e realidade virtual. Sem efeito directo no negócio principal da empresa de semicondutores, a aquisição pode estar relacionada com a necessidade de optimizar a tecnologia multi-core para correr jogos e aplicações gráficas.
O software proprietário da Havok pode ser encontrado em diversos jogos, suportados em diferentes plataformas, entre os quais se encontram Halo 2 e Halo 3, Half Life 2 e BioShock, entre outros. Os efeitos da Havok estão também presentes no cinema, em filmes como o Matrix, Tróia e Charlie e a Fábrica de Chocolate.
A Havok funcionará como uma subsidiária totalmente independente, o que lhe permitirá tirar partido da infra-estrutura da Intel mantendo a autonomia no desenvolvimento de ferramentas direccionadas para o cliente.
A Havok foi fundada em Dublin, Irlanda, em 1998. Possui operações em São Francisco, San Antonio, Estocolmo, Calcutá, Munique e Tóquio.
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