Segundo uma pesquisa para uma tese de doutoramento levada a cabo pelo investigador Gregory Wanyembi, presentemente a trabalhar na Faculdade de sistemas de Informação da Delft University of Technology, o Quénia necessita de ter acesso a tecnologias de informação e comunicação – Information and Communications Technologies, ICT –, embora a sua situação social não permita que sejam implementadas de imediato as ferramentas de gestão e modelos ocidentais.



No âmbito do seu doutoramento este responsável desenvolveu uma ferramenta de gestão ICT para as universidades públicas deste país africano onde faltam infraestruturas, dinheiro e existe uma exigência cada vez maior por novas tecnologias e recursos.



Apesar da necessidade por aplicações de ICT ser cada vez mais urgente, Gregory Wanyembi chama atenção para o facto de 80 por cento da população não ter acesso à electricidade ou a redes de telecomunicações. Os computadores encontram-se maioritariamente nas cidades e faltam pessoas com formação para prestar assistência e controlar as redes.



Todavia esta situação não se pode resolver copiando o formato ocidental de gestão e implementação de sistemas. Um dos exemplos focados pelo investigador são as limitações geográficas como as montanhas que servem de obstáculo para o envio dos sinais GSM, um problema que não pode ser resolvido com cabos dado que não existe qualquer tipo de financiamento para os colocar.



A ferramenta desenvolvida por Gregory Wanyembi surge para resolver alguns destes problemas. O investigador partiu de um modelo que continha quatro fases: descrever a situação do país, qualificá-la, definir a situação futura e transformar a actual. Entre as suas descobertas através da utilização deste método, este responsável, percebeu que algumas bibliotecas de universidades públicas não se encontravam automatizadas e que seriam portanto um local a considerar para a implementação de novas ferramentas.



Notícias Relacionadas:

2002-01-24 - Comissão Europeia quer utilizar TIC na luta contra a pobreza

2001-11-23 - Nações Unidas apostam nas novas tecnologias para combater pobreza

2001-07-17 - Internet pode melhorar os padrões de vida dos países pobres

2001-04-06 - ONU defende total liberdade na utilização das TI