Já são conhecidos os vencedores da sétima edição dos prémios IoT Challenge 2022, um concurso promovido pela Altice Portugal que desafia empresas e startups a encontrar as melhores soluções de IoT “para elevar o mercado empresarial a um outro nível”. O foco estava nas oportunidades que a conetividade 5G oferecem ao ecossistema empresarial, tendo participado 12 projetos nesta nova edição, respondendo a desafios nas áreas da Gestão de Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-Estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular, Indústria ou Retalho e Serviços.

Foram três os vencedores do concurso, com destaque ainda para um prémio honorário à solução 5G Stream Live, “uma solução 5G de aquisição instantânea de imagem e dados técnicos de viaturas, possibilitando, entre outros cenários, a atuação remota e automática em tempo real em caso de emergência”, salienta a Altice Portugal, que entregou o prémio à KRS (Kevin Reimann Saraiva Team).

Veja na galeria fotos do evento:

Quanto aos vencedores do concurso, o projeto BlueEye Handsfree da RedZinc consiste numa solução de vídeo, que através de um wearable permite a transmissão, em tempo real, do ponto de vista dos profissionais em movimento. Este aparelho pode ser utilizado por paramédicos, enfermeiros comunitários, médicos e outros especialistas de forma remota para ajudar os pacientes. Trata-se de uma câmara leve, que capta vídeo em direto, utilizando uma aplicação no smartphone via 5G, diretamente para o Hot Desk BlueEye disponível na cloud.

O projeto MTI Smart Room da empresa Managing the Intelligence é uma solução que utiliza IoT e IA para o mercado global de alojamento turístico, de forma a aumentar a eficiência energética na unidade de alojamento. Os elementos de hardware de IoT não são intrusivos, de fácil instalação e configuração, compatíveis com qualquer marca de ar-condicionado.

Por fim, a solução Spotlite, da Aethra, trata-se de um sistema de monitorização de riscos para infraestruturas baseado em dados de satélite, sensores IoT e modelos digitais (digital twins). Estes fornecem uma análise de larga escala da estabilidade estrutural das infraestruturas, funcionando como uma plataforma online para servir as necessidades de diferentes indústrias, tais como a gestão de infraestruturas de transportes, energia ou mineração.

Os três vencedores ganharam um tablet Samsung Galaxy Tab S8 128GB 5G e as três equipas vão poder ver a sua solução IoT integrada no portfólio de Produtos & Serviços Altice Empresas. Nas suas sete edições, o IoT Challenge já impactou cerca de 220 participantes, 80 empresas e consagrou 24 vencedores, que contribuíram para reforçar o mercado português de soluções Internet of Things.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização: 17h24.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.