Se a contabilidade das vendas de computadores no último trimestre de 2010 incluir os tablet PC, então a Apple deu um passo de gigante e salta para a terceira posição da tabela mundial de vendas.



As contas são da empresa de estudos de mercado Canalys, que inclui o popular iPad nas vendas de PC para o último trimestre do ano. Contas feitas, a HP mantém a liderança, com uma quota de 17,7 por cento. Segue-se a Acer com 12,8 por cento do mercado e a Apple, que terá somado 10,8 por cento das vendas. Para a quarta posição do ranking foi remetida a Dell, com quota muito idêntica, e para o lugar seguinte a Lenovo, que assegurou 9,1 por cento das vendas do trimestre.



Os números traduzem um crescimento de 241 por cento para a fabricante do iPad, entre Outubro e Dezembro de 2010 e o mesmo período de 2009, isto embora a inclusão dos tablets no mercado de PCs tradicional não seja uma decisão consensual.



"Qualquer argumento para considerar que um pad não é um PC está simplesmente fora de sintonia", defende Daryl Chiam, analista sénior da Canalys.



"Com ecrãs de sete polegadas ou maiores, ampla capacidade de processamento e um número crescente de aplicações, os pad oferecem uma experiência de computação comparável à de um netbook", acrescenta.



A Canalys adianta ainda que os tablets tiveram um impacto positivo nas vendas de PC na ordem dos 19,2 por cento, no período em análise.