Perto de três quartos (72 por cento) dos adolescentes norte-americanos aditem que enviam mais mensagens instantâneas do que emails, uma resposta partilhada por apenas 26 por cento dos adultos, mostram os dados de um estudo patrocinado pela AP em parceria com a AOL.



Os dados recolhidos apontam para uma maioria de utilizadores adolescentes: cerca de 48 por cento dos jovens com idades entre os 13 e os 18 anos utilizam serviços de instant messaging, um número que ultrapassa o dobro do registado entre os utilizadores adultos.



A análise revela que em média cada jovem norte-americano envia 25 mensagens instantâneas por dia, entre as quais SMS. Mesmo assim, um quinto dos entrevistados admitiram enviar mais de cem mensagens diariamente.



Muitos dos jovens (30 por cento) admitem que não conseguem imaginar a sua vida sem o instant messaging, serviço através do qual enviam fotos, vídeos e ficheiros de música para os amigos enquanto conversam.



Por outro lado, os adultos que confessam aderir a estes serviços referem que as suas preferências vão para chats de audio e de vídeo com os amigos.



A partilha de ficheiros não é a única tarefa que os utilizadores mais novos fazem a partir dos serviços de IM. Muitos verificam a caixa de correio electrónico enquanto conversam com os amigos ou navegam na Internet. Cerca de 40 por cento dos jovens utilizam este canal de comunicação para tirar dúvidas com os colegas em relação aos trabalhos escolares, dos quais, nove por cento recorrem à ajuda dos professores através de mensagens instantâneas.



A utilização destes serviços é mais comum entre os inquiridos com idade inferior a 30 anos e solteiros. Estes utilizadores afirmaram aceder mais do que uma vez a tipo de canal de IM por dia.



A utilização de serviços de mensagens instantâneas durante o horário de trabalho é prática comum a 27 por cento dos entrevistados, com 41 por cento destes a confessar que "o IM torna o trabalho mais produtivo".

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