A Kaspersky foi responsável por 44 por cento das soluções de segurança vendidas em Portugal no primeiro trimestre de 2010, reforçando a sua liderança do mercado de retalho, revelou hoje o director-geral para a Europa, durante a inauguração do primeiro escritório da empresa em território nacional.

Os dados divulgados são fornecidos pela GfK e representam um crescimento de 11 pontos percentuais face às unidades vendidas durante o mesmo período de 2009, altura em que a empresa detinha 33 por cento das vendas.

No que respeita ao montante das vendas, a Kaspersky arrecada actualmente 41 por cento do mercado português de antivírus e Internet Security, enquanto o ano passado pela mesma altura não ia além dos 26 por cento.

Não foram, no entanto, reveladas as quotas detidas por cada uma das empresas que compõem a concorrência.

Ainda de acordo com a análise levada a cabo pela consultora em Março, e citada durante a apresentação, a empresa lidera também o mercado europeu de antivírus, mas na contagem das vendas de antivírus e soluções de Internet Security é ultrapassada pela Symantec.

O mercado europeu é responsável por 48 por cento dos negócios da Kaspersky, que embora sendo bem sucedida junto do retalho, continua a precisar de aumentar a penetração junto do segmento empresarial - onde quer estar entre as três primeiras do mercado português até 2014, admitiu Ovanes Mikhaylov, director-geral da companhia para a Península Ibérica.

O responsável justificou ainda a abertura de instalações da empresa em Portugal com a vontade de prestar mais apoio aos parceiros. A empresa assegura que baseia o seu modelo de negócio apenas na distribuição indirecta, conhecer os clientes, melhorar os produtos: "falar português e pensar em português".

O novo escritório, localizado junto ao Parque das Nações (Lisboa), terá Hugo Leão como director de vendas de retalho e Fernando Simões, como responsável pela área de vendas para o segmento empresarial. A equipa, que conta também com um responsável pela edição de conteúdos (Ricardo Tinoco), deverá receber mais três colaboradores, até Julho, e serviços técnicos próprios, em 2011.