A Kodak vai deixar de fabricar máquinas fotográficas e câmaras de filmar de bolso. Ao longo da primeira metade do ano as linhas de produção serão desativadas. O licenciamento de tecnologia passa a ser a aposta central nesta área.



A decisão é uma peça-chave no plano de reestruturação da companhia, que no início do ano se viu obrigada a pedir proteção de credores para evitar o encerramento.



A grande aposta da empresa norte-americana passará a ser o mercado de impressão, concentrando aí a maioria dos esforços orientados ao mercado de consumo. Venda de impressoras, serviços associados e impressão de imagens serão as apostas centrais da marca centenária, depois da reestruturação em curso. Os quiosques de impressão e revelação de fotografia também são para manter, tal como os serviços de impressão para empresas.




A marca Kodak, criada em 1880, mantém-se e a garantia de assistência e suporte para os clientes que detêm produtos descontinuados também estão garantidos.



Vale a pena recordar que a Kodak foi pioneira no lançamento das máquinas fotográficas digitais, quando em 1975 lançou um primeiro modelo destes equipamentos, tirando partido de tecnologia desenvolvida nos Bell Labs. Na década seguinte começou a perder terreno para a concorrência vinda dos mercados asiáticos e nunca mais recuperou.



Mesmo assim, o mercado da fotografia digital continua e continuará a ser uma fonte de receita importante para a empresa, graças ao portefólio de patentes reunido nesta área e aos milhões em licenciamento que outros fabricantes de máquinas e dispositivos móveis têm de lhe pagar.



Entre 2008 e 2010 a empresa terá arrecadado 1,9 mil milhões de dólares em licenças e na primeira metade do ano passado mais 27 milhões. Correm vários processos em tribunal, nos quais a empresa reclama direitos de propriedade intelectual a algumas empresas que ainda não os pagam.



Abandonar o fabrico de câmaras digitais vai custar à Kodak cerca de 30 milhões de dólares e gerar poupanças anuais na ordem dos 100 milhões. Também deverá custar algumas centenas de postos de trabalho, tendo em conta que nas áreas onde a empresa agora desinveste trabalham cerca de 400 pessoas.



Recorde-se que o tribunal já tinha concedido à Kodak um período que termina em fevereiro do próximo ano para a empresa se reorganizar, uma decisão que respondeu ao pedido de proteção de credores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.