Ultrapassados os obstáculos legais, com a garantia de aprovação do negócio por parte dos reguladores norte-americanos, a Lenovo anunciou ontem ter já completado oficialmente a aquisição da divisão de PCs da IBM. A empresa chinesa é agora o terceiro maior fabricante de PCs no mundo, logo a seguir à Dell e HP.



O director executivo da Lenovo afirmou em comunicado que dentro de algumas semanas serão lançados os primeiros produtos após a aquisição, que beneficiarão já das sinergias criadas entre a Lenovo e a IBM neste período. No site da empresa existe já uma demonstração em 3D sobre os novos produtos a lançar.



Recorde-se que na sequência do negócio, anunciado em Dezembro, a Lenovo poderá utilizar a marca IBM durante cinco anos, mantendo-se ainda acordos preferenciais de comercialização e marketing entre as duas empresas.



A Lenovo pagou 1,25 mil milhões de dólares pela unidade de PCs da IBM e assumiu as dívidas existentes, o que resultou num custo total de aquisição de 1,75 mil milhões de dólares. Do acordo faz ainda parte a posse da IBM de uma percentagem de 18,9 por cento na Lenovo.



A nova Lenovo assume a terceira posição a nível de vendas mundiais de PCs e com base nos relatórios de 2003 das duas companhias a empresa assumirá um volume de 11,9 milhões de unidades vendidas e receitas de 12 mil milhões de dólares.



Desde o anúncio da intenção de concretizar o negócio, em Dezembro de 2004, a aquisição enfrentou algumas dificuldades na aprovação regulatória nos Estados Unidos, que acabaram por ser ultrapassadas no mês de Março.

Notícias Relacionadas:

2005-03-20 - Entrevista:
"Cada uma das empresas [IBM e Lenovo] trouxe valor acrescentado ao negócio"

2005-03-10 - Negócio entre IBM e Lenovo recebe aprovação final dos reguladores americanos

2004-12-09 - Venda da unidade de PCs da IBM à Lenovo concretiza-se por 1,75 mil milhões de dólares

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.