Depois de anos de investimento em estúdios e no fortalecimento do seu catálogo, o serviço Game Pass da Xbox já dá lucros à Microsoft. A revelação foi feita pelo próprio Phil Spencer, o presidente da divisão de gaming da Microsoft, durante uma conferência do The Wall Street Journal, citado pelo The Verge.

Segundo o executivo, o Game Pass já contribui com cerca de 15% das receitas gerais de conteúdos da Xbox e serviços. E salienta que ao manter-se entre os 10-15% das receitas da divisão, continuará a ser lucrativo. Apesar de satisfeito com os resultados, Phil Spencer também se mostrou pragmático, referindo que considera 15% de receitas gerais em crescimento é um grande número, mas no futuro não espera um grande crescimento das subscrições, descartando o cenário em que possa ser de 50-70% das receitas provenientes do serviço.

Microsoft admite despesas extra com energia de 800 milhões de dólares este ano com maior impacto na Europa
Microsoft admite despesas extra com energia de 800 milhões de dólares este ano com maior impacto na Europa
Ver artigo

Ainda durante a conferência, sublinha o crescimento acentuado no PC, mas que nas consolas tem registado uma desaceleração. E a justificação prende-se com o facto de que a empresa já alcançou a totalidade dos potenciais utilizadores da sua consola que estão interessados em subscrever.

Nas contas apresentadas esta semana, a Microsoft refere que as vendas de conteúdos e serviços associados à Xbox recuaram 3%. Mas as receitas de hardware aumentaram 13%, levando a que, no geral, a divisão de gaming da Microsoft tenha crescido ligeiramente face ao período homólogo do ano passado. Segundo do The Verge, as subscrições do Game Pass para PC aumentaram 159% face ao período homólogo do ano passado. Mesmo os utilizadores que decidiram utilizar o serviço de Cloud Gaming duplicaram desde o início do ano, de 10 para 20 milhões de utilizadores.

Além da expansão no PC, a Microsoft pretende alavancar os conteúdos nos smartphones e até já revelou planos para criar uma plataforma digital dedicada, semelhante às ofertas da App Store da Apple e Play Store da Google. Não esquecer também, que a decisão de compra da Activision Blizzard teve como principal objetivo o seu negócio mobile, onde se inclui o colosso King de Candy Crush.

Por fim, no seu discurso, Phil Spencer deixou dicas que o custo do serviço de Game Pass poderá aumentar no futuro, depois de vários anos a manter o seu preço, algo que diz não conseguir fazê-lo para sempre. No entanto, garante que tudo se vai manter durante a época natalícia.