Até amanhã, quinta-feira, estarão reunidos em Lisboa, no Hotel Ritz, alguns dos principais investigadores e professores do MIT, gestores de grandes empresas tecnológicas europeias e responsáveis de instituições portuguesas envolvidas no programa que une o instituto norte-americano a Portugal.



Este encontro decorre no âmbito da conferência MIT-Europa na qual serão debatidos os desenvolvimentos tecnológicos e modelos de gestão e organização em áreas da indústria e negócios, como a energia, os transportes, as nanotecnologias e bioengenharia.



O evento, que decorre pela primeira vez em Portugal, subordina-se ao tema "Direcções Estratégicas: Investigação, Operações e Organizações" e conta com participação de algumas empresas de renome internacional, como é o caso da Siemens, Shell, Eastman Kodak, BAE, BBVA e Corning.



A sessão de hoje conta com a participação do ministro Mariano Gago, que apresentará uma visão para o futuro da ciência e tecnologia na Europa. Os outros oradores com intervenção ao longo do dia são Subra Suresh, Director da Escola de Engenharia do MIT, Charles Cooney (Biengenharia), Ernest Moniz (energia), Lionel Kimerling (Materiais), Nancy Leveson (Gestão do risco), Deborah Nightingale (gestão flexível) e Nelson Repenning (gestão e organização de empresas).



A colaboração portuguesa com o MIT teve início em Outubro de 2006 e insere-se no Plano Tecnológico criado pelo Governo. A cooperação tem em vista o desenvolvimento científico e tecnológico do país através da promoção de projectos que reforçam o crescimento económico nacional através da inovação.



Notícias Relacionadas:

2007-10-11 - Primeiro ano do Programa MIT considerado muito positivo