A Apple divulgou um lucro de 1,14 mil milhões de dólares no trimestre encerrado em Setembro, ou 1,26 dólar por acção, o que corresponde a um ganho de 26 por cento face aos resultados apresentados no mesmo período de 2007.

Para os valores registados contribuiu em grande parte o iPhone 3G, que ao vender 6,9 milhões de unidades no terceiro trimestre, contra 6,1 milhões de vendas totais da primeira geração do telefone, se tornou líder de mercado, ultrapassando o rival Blackberry.

A empresa norte-americana bateu ainda os recordes trimestrais de vendas dos computadores Macintosh, com 2,6 milhões de unidades vendidas e dos leitores de música portáteis iPod, com 11,1 milhões de unidades vendidas.

As vendas dos produtos da Apple crescerem 27 por cento para os 7,9 mil milhões de dólares, ligeiramente aquém das expectativas dos analistas, que esperavam que a empresa recebesse em vendas de computadores, iPods, iPhones e outros componentes 8 mil milhões de dólares.

Para o actual trimestre os responsáveis da Apple estimam um lucro de 1,06 dólares a 1,35 dólares por acção, com as vendas a ascender aos 10 mil milhões de dólares.