A Samsung apresentou um lucro recorde de 7,77 biliões de wons, cerca de 5,26 mil milhões de euros, no segundo trimestre do ano. O valor representa uma subida dos 5,19 biliões de wons registados em igual período de 2012. Os bons resultados financeiros foram impulsionados pela performance comercial, tendo a tecnológica sul-coreana conseguido aumentar o volume de vendas em todos os sectores de negócio.

O segmento que mais cresceu em comparação com o primeiro trimestre deste ano foi a área de eletrónica de consumo - que compreende áreas comerciais como as smart tv, câmaras de filmar e computadores -, tendo evoluído positivamente 14%.

Este valor foi suficiente para ter crescido mais do que o próprio segmento mobile da tecnológica sul-coreana, que apresentou uma variação positiva de 9% com os primeiros três meses do ano. Mas como o volume de negócios de tablets e smartphones é maior do que o de eletrónica de consumo, este segmento continua a ser o mais expressivo para a empresa a nível de lucro gerado.

Dos 7,77 biliões de wons registados em lucro, 6,28 tiveram origem no segmento dos equipamentos móveis. Apesar do crescimento registado, a área mobile gerou menos 3% de lucros do que no primeiro trimestre de 2013.

Destaque ainda para o negócio dos semicondutores que apesar de ter aumentado apenas 1% no número de vendas conseguiu crescer 64% no valor de lucro gerado e é atualmente a segunda categoria mais valiosa da Samsung ao ser responsável por 1,76 biliões de wons.

As receitas totais, que foram de 57,46 biliões de wons ou cerca de 38,89 mil milhões de euros, também representam um novo valor máximo atingido pela empresa asiática durante um trimestre fiscal.

Quanto às tendências de negócio, a Samsung refere que o Galaxy S4 teve uma prestação sólida e que o mercado dos tablets está a crescer nas economias emergentes, mas não nos países de primeira linha económica. O segmento dos televisores de alta gama cresceu entre 7 e 9% no período de abril a junho.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico