Os resultados da Google no segundo trimestre deste ano estão a deixar para trás os receios de que a empresa estivesse a abrandar a taxa de crescimento. Depois de números pouco satisfatórios, e abaixo das expectativas do mercado, a gigante das pesquisas apresentou uma subida de 36% nos lucros, num total de 2,5 mil milhões de dólares, para receitas totais de 9 mil milhões de dólares.

Os valores são suportados sobretudo no mercado da pesquisa e publicidade na Internet, mas Larry Page, que este ano assumiu a direcção executiva da empresa, adiantou que os investimentos que a empresa tem feito no Android e no Chrome têm capacidade para gerar grande negócio a longo prazo.

"Vejo agora mais oportunidades para o Google [..] porque, acreditem ou não, estamos ainda numa fase inicial daquilo que queremos fazer", explicou o CEO da Google numa conferência com analistas, citado pela imprensa internacional.

Em termos de resultados financeiros, a Google gerou resultados líquidos de 2,5 mil milhões de dólares entre Abril e Junho, numa subida de 36% face aos 1,84 mil milhões registados no período homólogo. As receitas totais foram de 9 mil milhões de dólares e os custos operacionais totalizaram 2,97 mil milhões de dólares, quase um terço das receitas.

Este é um dos números que tem gerado maior desconfiança dos analistas financeiros, que apontam a escalada de custos da empresa como um factor de alarme. Só neste trimestre a Google contratou 2.452 colaboradores, aumentando a sua força de trabalho para 28.768.

O executivo revelou ainda algumas estatísticas de negócio da empresa, adiantando que mais de 135 milhões de smartphones e tablets foram activados no período, com mais de 550 mil a serem activados todos os dias. O browser Chrome conta com mais de 160 milhões de utilizadores.

O mais recente serviço, o Google +, parece estar também a corresponder às expectativas da empresa e já ultrapassou os 10 milhões de utilizadores em apenas duas semanas, mesmo estando limitado a convites.