A HTC, quarta maior marca de smartphones do mundo, apresentou lucros acima do esperado no segundo trimestre deste ano. A Reuters, que ontem divulgava os resultados, acrescentava que o lançamento de novos produtos - como o Android - terá ajudado a empresa a suportar os efeitos da actual recessão económica mundial.


Quando os analistas esperavam lucros na ordem dos 126 milhões de euros, a empresa realizou 143 milhões, no primeiro trimestre de 2009. Ainda assim, menos do que os cerca de 144 milhões de euros arrecadados em igual período do ano passado.


Embora não tenha avançado com números, a empresa fez saber, em Junho, que espera obter este ano lucros 20 por cento mais altos do que o inicialmente previsto.


Os analistas atribuem os bons resultados da empresa aos novos produtos recentemente lançados pela HTC e à grande aceitação que têm tido junto do público. "As margens de lucro parecem muito boas", afirmou Vincent Chen, um analista da Yuanta Securities citado pela Reuters. "Resta agora saber se margens tão altas são sustentáveis", terá acrescentado.


A HTC foi a primeira marca de smartphones a lançar um modelo com o novo sistema operativo Android do Google, o que lhe terá valido - de acordo com alguns especialistas nesta matéria - a liderança neste sector altamente competitivo.


Com vista à redução de despesas, a fabricante fez cortes ao nível dos custos das viagens e força de trabalho, optando também pela uniformização de alguns componentes dos telemóveis, como baterias e câmaras.


As receitas da companhia no segundo trimestre deste ano - de Abril a Junho - apresentam uma subida de 10,34 por cento, com relação a 2008. Nas exportações é esperado um crescimento de 20 por cento ainda este ano.