Os lucros da Microsoft no trimestre compreendido entre Janeiro e Março deste ano caíram 38 por cento para os 1,32 mil milhões de dólares, repercutindo custos judiciais resultantes de vários processos antitrust, do acordo alcançado recentemente com a Sun Microsystems e dos custos referentes ao mercado de capitais.



Só o acordo com a Sun para pôr fim a várias questões de antitrust custou à Microsoft 1,6 mil milhões de dólares, ao que acrescem compensações accionistas de 501 milhões de euros e uma multa paga à Comissão Europeia de 497 milhões de euros.



As receitas apuradas para o terceiro trimestre fiscal da operadora fixaram-se nos 9,2 mil milhões de euros, num crescimento de 17 por cento. A área de computadores pessoais, driver de crescimento do grupo, melhorou as vendas em 14 por cento, face ao período homólogo, contribuindo positivamente para os resultados globais. O mesmo efeito provocou o crescimento de áreas de menor dimensão como os jogos ou os serviços de email.



A Xbox acumula actualmente 16 milhões de unidades vendidas e um milhão de subscritores no serviço de jogos online, melhorando as vendas em cerca de 30 por cento, comparativamente aos valores apurados no mesmo trimestre do ano passado.



Os resultados divulgados pela empresa de Bill Gates em comunicado incluem também estimativas para o próximo trimestre prevendo-se que as receitas variem entre os 8,9 e os 9 mil milhões de dólares. Para o próximo ano fiscal a empresa prevê receitas entre os 37,8 e os 38,2 mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2004-04-02 - Microsoft paga 1,6 mil milhões de dólares em acordo com Sun

2004-03-24 - Comissão Europeia multa Microsoft em 497 milhões de euros

2004-01-28 - Microsoft vende 3,7 milhões de consolas Xbox na Europa

2004-01-23 - Microsoft reduz lucros e aumenta receitas