A Sonaecom obteve lucros de 38,1 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, revelando um crescimento de 19,9% face ao mesmo período de 2011, mostram os resultados da empresa, divulgados ontem. O volume de negócios sitou-se nos 406,9 milhões de euros, menos 4,3% que um ano antes, mas ainda assim sinal de uma "desaceleração face à queda de 6,2% registada no primeiro trimestre de 2012", nota a empresa.

Esta melhoria beneficiou de um crescimento do Volume de Negócios das SSI, com o crescimento das Receitas de Serviço a superar o declínio das Vendas de Equipamento.

O desempenho é apontado como positivo, sobretudo no atual contexto económico, com a melhoria a ser influenciada como pelo crescimento do volume de negócio da divisão de Software e Sistemas de Informação - com o crescimento das receitas de serviço a superar a quebras das vendas de equipamento.

A companhia a destaca que "todas as áreas de negócio contribuíram positivamente" para os resultados, mas a verdade é que a Optimus, principal fonte de receitas da Sonaecom, viu as suas receitas baixarem para os 355,6 milhões de euros - uma quebra de 7,4%, em relação ao período homólogo.

A base de clientes manteve-se "relativamente estável" nos 3,57 milhões (menos 0,6% que um ano antes) e a receita média por cliente foi de 12 euros, menos 0,80 euros que a apurada nos primeiros seis meses de 2011.

De acordo com a empresa, esta diminuição fica a dever-se a "uma combinação de menores receitas de interligação e uma menor faturação média por cliente, que diminuiu de 11,1 euros para 10,6 euros. Os minutos de utilização por cliente por mês diminuíram 2,8% face ao período homólogo, para 123 minutos", detalha num comunicado de imprensa.

As receitas de dados representaram 32% das receitas de serviços, o que revela uma estabilização face às quebras do primeiro semestre deste ano. A evolução foi impulsionada pelo nível de adoção de smartphones e pela utilização destes terminais, compensando o impacto causado pelo fim do e-iniciativas, afirma a Sonaecom. "Não obstante o nível de penetração de smartphones ainda é relativamente baixo em Portugal", acrescenta.

No negócio fixo, o volume de negócios aumentou 1,7%, face a um ano antes, e a companhia afirma ainda que continua a aumentar a sua base de clientes de FTTH (fibra para o lar), que cresceu "quase 50% face ao período homólogo de 2011, alcançando uma taxa de penetração de serviços triple play acima de 80%", lê-se na nota aos meios.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.