As autoridades norte-americanas deram luz verde ao negócio que vai permitir à Oracle incorporar a Sun no seu universo por 7,4 mil milhões de dólares. Para que o negócio possa avançar em definitivo falta agora apenas o parecer positivo das autoridades da concorrência europeias.

Nos Estados Unidos foi avaliado o possível impacto para a concorrência da fusão entre as duas empresas, sobretudo no que se refere ao peso de alguns activos da Sun, como o Java, ou o MySQL.

A linguagem de programação criada pela Sun é hoje usada por mais de 7 mil milhões de utilizadores. Está, por exemplo, presente em quase todos os telemóveis e é usada em várias aplicações também no PC. O uso que a Sun poderia fazer desta tecnologia, aplicada de forma tão lata pela indústria, em proveito próprio foi analisado pelas autoridades.

Outra preocupação tinha a ver com as bases de dados MySQL, um produto open source que concorre com tecnologia da Oracle e que a nova dona da Sun poderia preterir, para aumentar as suas vendas.

As mesmas questões estão a ser analisadas pelas autoridades europeias.