Criar um parque de ciência e tecnologia é o objectivo da Associação Madan Parque, fundada em 1995, estando já entregue uma proposta para instalação de infraestruturas próprias num terreno de 2,5 hectares junto ao campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, notíciou hoje a Agência Lusa. Se os prazos forem cumpridos, as instalações deverão estar a funcionar em 2003.



A ideia de construir o parque já data da década de 80, porém só em 1995 foi constituída a Associação Maden Parque que actualmente conta com 21 empresas, 75 por cento ligadas à área das Tecnologias de Informação, e funciona nas instalações da Uninova, um instituto de investigação ligado à Faculdade, situado dentro do campus do Monte da Caparica.



De acordo com declarações de Leopoldo Guimarães - director da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e mentor do Madan Parque - à Agência Lusa, a ideia surgiu para ligar universidades mais voltadas para a Ciência e Tecnologia à estrutura empresarial.



O financiamento do projecto para a construção do Maden Parque - orçado em 4,7 milhões de euros (cerca de 947 mil contos) - deverá ser proveniente do Programa Operacional da Economia (POE), mas o terreno foi doado pela Câmara Municipal de Almada, que Leopoldo Guimarães reconhece ser um dos principais motores do projecto. Visto que, de acordo com o Plano Director Municipal de Almada, a área doada está dedicada à Investigação e Desenvolvimento, no parque não poderão ser integradas iniciativas com fins meramente comerciais.



Entre as empresas que integram actualmente a Fundação Maden Parque estão a Chiron, Holos, YDreams, a Fundação Vodafone, Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Electrónica (EID) e a SkySoft.

Notícias Relacionadas:

2000-03-01 - Parque Tecnológico para Torres Vedras