Herdando muita da infra-estrutura e recursos humanos da empresa de telecomunicações Novis, a Mainroad foi hoje apresentada formalmente como uma nova empresa de consultadoria na área das tecnologias da informação dentro do grupo SonaeCom. Integrada na área de Sistemas de Informação desta sub-holding da Sonae, a Mainroad aposta na independência em relação a fornecedores de hardware e software como factor de distinção num mercado de consultadoria já bastante competitivo.

Rui Paiva, Administrador da Mainroad, realça que esta independência e a focagem nas Tecnologias da Informação - e não nos Sistemas de Informação - é mesmo o factor que torna a nova empresa única neste mercado, comparando-a apenas ao conceito aplicado internacionalmente pela EDS. Este responsável da empresa distingue ainda a Mainroad de outras empresas de Sistemas de Informação dentro da SonaeCom, nomeadamente a enabler - que está focada na área de retalho - e a WeDo Consulting.

A Mainroad tem nas suas origens o trabalho desenvolvido na área das Tecnologias da Informação ainda dentro da Sonae Distribuição, que depois daria origem à Sonae Rede de Dados e mais tarde à Novis. Rui Paiva defende que neste momento faz sentido separar o negócio de telecomunicações da Novis da consultoria em tecnologias, à semelhança do que as grandes operadoras fizeram globalmente, e foi precisamente esta decisão que deu origem à Mainroad.

Ainda durante este ano a Mainroad procurará cativar novos clientes, sendo que durante os primeiros seis meses a sua actividade esteve centrada nos serviços à estrutura accionista, ou seja, às empresas do grupo Sonae. Rui Paiva acredita que será fácil encontrar novos clientes fora do universo Sonae porque a especialização e competências da Mainroad o justificam, assim como os ganhos de produtividade que se podem obter na adjudicação destes serviços a empresas externas.

A empresa pretende atingir um volume de vendas na ordem dos 20 milhões de euros em 2003 e um EBITA positivo ainda este ano. "Não temos um investimento inicial forte já que vamos capitalizar os investimentos que foram feitos em projectos internos do grupo", refere Rui Paiva, principalmente ao nível de dois datacenters que ficam sob a gestão da nova empresa.



Para além destas infra-estruturas, a Mainroad herda também os recursos humanos que estavam ligados às Tecnologias da Informação na Novis. Ao todo a empresa conta com 160 funcionários, dos quais 80 por cento são técnicos, sendo que a maior parte transita da Novis para a Mainroad.

Notícias Relacionadas:

2003-05-26 - Novis aumenta quota de mercado residencial com Teledesconto