Até ao final do passado mês de Setembro, a MasterCard e as instituições financeiras que integram a Europay International emitiram mais de 100 milhões de cartões inteligentes com as marcas MasterCard, Maestro, Mondex e Clip a nível mundial.



Do total de cartões inteligentes emitidos até ao final do terceiro trimestre de 2001, mais de metade possuíam mais valias em termos de aplicações que vão além das funcionalidades de pagamento, nomeadamente fidelidade, identificação digital, substitutos de bilhetes e cupões electrónicos ou armazenamento de dados pessoais.



Segundo as duas entidades, a região da Europa lidera a emissão de smart cards. Actualmente em França, todos os cartões com as marcas MasterCard são cartões inteligentes e no Reino Unido todas as propostas actuais apontam no mesmo sentido.



Em comunicado, a Europay explica que foi pioneira na preparação e implementação de um conjunto de regras para os cartões inteligentes e para os terminais leitores de chip na Europa. A Europay tem a decorrer um programa de incentivos de migração - uma política de transição - com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2005 que abarca a gestão de situações de fraude, um aspecto que poderá ser considerado relevante numa decisão de mudança para os terminais leitores de smart cards compatíveis com o padrão EMV.



Na América Latina e na região das Caraíbas a aceitação deste tipo de tecnologia tem vindo a crescer rapidamente. Durante o terceiro trimestre de 2001 foram emitidos cerca de 330 mil cartões inteligentes da MasterCard no Brasil, mas à medida que se desenvolve o processo de migração no país, a empresa prevê que até ao final do ano a emissão de smart cards chegue aos 850 mil.



Actividade similar está agora em desenvolvimento no México e outros países da região, incentivada pela política de transição que terá efeitos na América Latina a partir de 1 de Janeiro de 2004. Actualmente, todos os novos terminais de ATM, POS ou outros equipamentos do género instalados lêem smart cards.



Na região da Ásia Pacífico foram emitidos mais de um milhão de cartões inteligentes com multi-aplicações de norma MULTOS sob o programa de incentivo aos smart cards da MasterCard. A empresa Kookmin Card, da Korea emitiu recentemente 300 mil cartões inteligentes MasterCard do mesmo género com a marca Mondex.



De acordo com a MasterCard e a Europay, na região do Médio Oriente e África os bancos membros também já acordaram a transição para os smart cards e os projectos estão neste momento em desenvolvimento. No imediato, todos os novos terminais de ATM e POS disponibilizados pelos membros na região devem estar preparados para aceitar aquele género de cartões e completamente de acordo com as regras da MasterCard e com a norma EMV.



Na região da América do Norte um conjunto de membros deverá emitir cartões inteligentes com multi-aplicações MasterCard, entre o final deste ano e início de 2002.



Notícias Relacionadas:

2001-09-11 - Smart cards vão continuar a crescer

2001-07-11 - Smart cards mais seguros na Europa