De acordo com um estudo da Forrester, as empresas dispõem-se a gastar uma média de 3 por cento das suas receitas em tecnologias para eBusiness - hardware e o software - durante 2002, comparativamente aos 3,5 por cento verificados durante o ano passado, indica o estudo. A Forrester estima igualmente que a média do orçamento destinado pelas maiores empresas do mundo ao eBusiness atinja os 29 milhões de dólares (33 milhões de euros) este ano, quando em 2001 esse valor ascendeu a 41 milhões de dólares (46,6 milhões de euros).



Entre as 900 empresas inquiridas, o número que considera adquirir hardware de servidor, rede e armazenamento no decorrer de 2002 está 23 por cento mais baixo do valor do ano passado. Apenas 26 por cento indicaram que estão a considerar comprar novas aplicações de negócio para a gestão de relações com os clientes, actualização de inventário ou aquisição de mercadoria online, comparados aos 58 por cento do ano passado. O número de empresas que pensa investir em serviços de consultadoria este ano caiu para os 28 por cento.



Tal como já tinham indicado os analistas da Gartner num estudo recente (ver Notícias Relacionadas), também a Forrester defende que a maioria das empresas está a tentar rentabilizar o hardware, software e serviços de TIs adquiridos durante os anos 90, por altura do bug do ano 2000 e durante o boom das "dotcom".



"Estas firmas estão muito mais empenhadas em obter todo o valor possível das aplicações existentes antes de fazer o upgrade para versões mais recentes", indica a Forrester.



A empresa salienta ainda que o facto de se optar por restringir os gastos em TI não corresponde necessariamente a uma redução de interesse em fazer negócio online. As empresas inquiridas pela Forrester prevêem que as receitas geradas online aumentem dos 5,7 por cento verificados no ano passado para os 7,3 por cento em 2002 e que cheguem aos 20 por cento em 2006.



Notícias Relacionadas:

2002-03-28 - Orçamentos para TIs não deverão aumentar este ano

2002-03-19 - Empresas investiram exageradamente em TIs durante 2001