Uma análise da Deloitte mostrou que 95 por cento do total de mensagens electrónicas recebidas no ano passado eram spam. A consultora afirma ainda que, de uma forma global, em média são recebidos por dia 60 mil milhões de emails considerados lixo electrónico.



Apesar das inúmeras ofertas de soluções de segurança disponíveis no mercado, o estudo revela que os gastos em reparação ou substituição de computadores infectados ascendeu a perto de 6 mil milhões de dólares durante o ano que passou.



A Deloitte afirma que o spam já deixou de ser difundido apenas através de mensagens de email. A análise mostra que este tipo de ameaças marca presença noutro tipo de segmentos como é o caso dos serviços destinados a telemóveis, aplicações de mensagens instantâneas (IM) ou até plataformas de voz como o Skype.



Neste sentido, os dados mostram que, em todo o mundo, foram enviadas por IM perto de 1,2 mil milhões de mensagens de spam, o que representa uma média de cinco mensagens diárias por utilizador. Ao que tudo indica este número deverá continuar a subir até 2008.



No final do ano passado, a empresa IronPort Systems indicou que só em Outubro de 2006 foram enviados, em média, 63 milhões de emails de lixo electrónico por dia, o dobro do que havia sido registado no mesmo período do ano anterior.



Já este ano, os dados publicados pela Panda Software mostravam que, em Fevereiro, 90,3 por cento dos emails em circulação eram spam. A empresa adiantou que este foi o valor mais elevado de sempre, tendo mesmo superado a percentagem registada em Novembro do ano passado, altura em que a média de spam em circulação chegou aos 89,73 por cento.



As previsões para este ano não são animadoras. Diversas empresas de segurança e consultoras acreditam que os ataques de spam continuarão a aumentar podendo-se registar valores inéditos face a anos anteriores.

Notícias Relacionadas:

2007-03-06 - Spam em circulação volta a atingir valores máximos em Fevereiro

2007-02-05 - Spam, phishing e rootkits entre as principais ameaças de segurança para 2007

2007-01-05 - Spam de imagens representa 35% de todas as mensagens não solicitadas