O envio de mensagens sem restrições bem como a possibilidade de tirar partido do posicionamento geográfico para obter informação variada ou indicações de orientação para determinado local são dois dos serviços que suscitaram maior interesse entre os 1.341 membros do Mobile ePanel, um painel criado entre a IDC e a Netsonda para o desenvolvimento de pesquisa junto de potenciais utilizadores dos Serviços Móveis de Dados e do mCommerce em Portugal.



A melhoria das capacidades multimédia dos telemóveis associada à recente integração de câmaras fotográficas contribuiu decididamente para que as mensagens com imagens ou clips de som (MMS) também surjam entre as maiores preferências do Mobile ePanel, no inquérito realizado entre 20 de Novembro e 4 de Dezembro de 2002, salienta a IDC.



Por sua vez, a estrutura de custos actualmente defendida, não só para transmissão da informação, mas também pela subscrição ou aquisição dos serviços e conteúdos, aparece como a maior barreira à adopção e à utilização regular dos serviços.



O pagamento a cada utilização é o método de cobrança preferido por 45 por cento dos membros do painel, independentemente da faixa etária a que pertencem, mediante a necessidade de controlo dos custos. A utilização ilimitada de um conjunto de serviços é a segunda opção mais consensual para método de cobrança, reunindo 31 por cento das preferências. A IDC salienta que "a adopção deste método no meio móvel depende em larga medida do crescimento dos hábitos de utilização dos serviços e da consequente percepção da relação custo/benefício".



Inquiridos sobre as principais razões para o envio de SMS, os 89 por cento dos membros do painel destacam a necessidade de enviar informação a alguém que se encontre indisponível e 76 por cento a poupança em relação ao custo das chamadas de voz.



Confrontados com a possibilidade ou inevitabilidade de receber publicidade através de SMS, a generalidade dos participantes prefere opções com alguma contrapartida, como o direito a mais chamadas, saldo ou SMS. Contudo é indicada a aceitação de publicidade também quando previamente seleccionada e enviada pelo operador.



Notícias Relacionadas:

2002-12-24 - MMS vai seguir um modelo de crescimento a longo prazo semelhante ao SMS

2002-11-14 - Serviços móveis atrás de SMS até 2005

2002-07-29 - Factor preço vital para o futuro sucesso do MMS

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.