A IDC diz que as vendas de leitores de áudio compactos deverá atingir as 945,5 milhões de unidades em 2009, correspondendo a um valor de vendas de 121,12 mil milhões de euros. Se a previsão da IDC não falhar, estes valores representarão um aumento de 224,9 unidades, que se traduz em mais 38,9 mil milhões de euros face aos números de 2004.

A análise abrange diferentes tipos de leitores, desde leitores de MP3 a DVD, mas a IDC prevê que sejam os leitores com memória flash os que mais sucesso vão obter no mercado nos próximos anos. Com a capacidade de armazenamento a aumentar de 1 GB para 16 GB em 2007, estes equipamentos vão poder armazenar cerca de 4.000 canções num único device daqui a dois anos.

"A série dos leitores MP3 portátil assistiu a um grande crescimento em termos de popularidade e a Apple teve um papel importante neste crescimento", afirma Susan Kevorkian, analista da IDC.

Recorde-se que a Apple anunciou recentemente um novo iPod com capacidade para reproduzir vídeos e programas de televisão. Para garantir os conteúdos do novo dispositivo, a Apple firmou ainda uma parceria com a Disney para permitir aos utilizadores descarregarem para os seus leitores de música digital capítulos de séries televisivas.

O Yankee Group realizou também um estudo ao mercado de leitores de música digital norte-americano e chegou a conclusões distintas das apresentadas pela IDC. Segundo a consultora, o número destes equipamentos em circulação vai aumentar até 2010, mas sublinha que o número de novos adeptos aos leitores de música digital vai começar a abrandar já no próximo ano.

Notícias Relacionadas:
2005-08-12 - Leitores de música digital vão perder capacidade para atrair novos utilizadores
2005-10-13 - Apple revela novo iPod com capacidade para reproduzir vídeo e programas de TV
2004-07-22 - Mercado de leitores de música digital pode duplicar em 2004