Embora o mercado de serviços de segurança continue a mostrar um crescimento robusto, o recente aumento do reconhecimento sobre a necessidade de proteger as empresas ainda não se traduziu num investimento real, conclui o estudo "European Security Services Forecast and Growth Scenarios, 2001-2006" da IDC. A empresa de consultadoria afirma ainda que a falta de percepção dos riscos e a mensagem confusa das empresas de tecnologias estão a impedir o desenvolvimento deste mercado.
O tema da segurança estará na próxima semana mais presente do que nunca, quando se relembrar os atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, que lançaram o pânico e a incerteza. O recém divulgado estudo da IDC mostra porém que as empresas ainda não estão a investir em sistemas de segurança em consonância com o grau de reconhecimento do tema. O mercado de serviços de segurança na Europa deve crescer de 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros) em 2001 para 5,9 mil milhões em 2006, numa taxa de crescimento anual de 26 por cento.
A IDC afirma neste relatório que o mercado chegou a um ponto crítico. Para criar credibilidade e facilitar os investimentos, as empresas no mercado de serviços de segurança devem aceitar consolidações e reexaminar a sua mensagem comercial. "A pouca vontade de investir em serviços de segurança e o elevado nível de fragmentação de fornecedores está a colocar demasiada pressão nos modelos de negócio das empresas de segurança, e muitas podem não sobreviver", afirma Martin Canning, director de pesquisa da IDC.
Notícias Relacionadas:
2002-09-08 - Entrevista - "Estar pronto para dar resposta a algo que se espera nunca venha a acontecer"
2002-04-07 - Entrevista - Unisys responde às preocupações de segurança e acesso à informação das empresas
2002-03-03 - Entrevista - A segurança é uma questão de atitude e não de investimento
2001-11-20 - IBM expande divisão de serviços globais e cria nova unidade de segurança
2001-07-06 - Indústria de segurança informática é das mais dinâmicas na Europa
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários