A IDC publicou ontem os dados referentes a um estudo sobre a venda de telefones IP (Internet Protocol, veja TCP/IP), na Europa, no qual revelou que este mercado cresceu 111 por cento de 2000 para 2001. As estimativas apontam para que as encomendas e os lucros cresçam numa proporção média anual de 108 por cento e 80 por cento, entre o ano passado e 2005. O estudo realizado pela IDC, reunido no documento "IP Phones Poised for Take-off: Western Europe Market Forecast and Analysis, 2000-2005" analisa assim o mercado da Europa Ocidental, em 16 países, em relação aos telefones IP.



Desde o final do ano passado que as vendas de telefones IP duplicaram na Europa, porém, isto representa muito pouco quando comparado com mercado dos telefones "normais". Segundo a IDC ainda existe um longo caminho a percorrer até serem considerados como equipamentos standard, sendo que este mercado será dominado no começo por vendas às entidades empresariais, com as vendas a fornecedores de serviços para telefones hospedeiros a crescerem apenas muito mais tarde.



Na opinião de Julie Wall, analista da IDC, "a inevitabilidade da convergência de dados e voz por si só não irá impulsionar o mercado dos telefones IP. Os numerosos standards que complicam a interoperabilidade, e os altos preços dos equipamentos vão atrasar a sua adopção. É essencial que os vendedores trabalhem no sentido de resolver estes aspectos, e tentem educar o mercado através da promoção dos benefícios do transporte do IP para os consumidores com os telefones IP" conclui esta responsável.


Notícias Relacionadas:

2001-10-29 - Cisco regressa com novos produtos para voz e dados sobre IP