O mercado dos discos rígidos (HDD) vai enfrentar um declínio nas receitas durante os anos de 2013 e 2014, muito por causa do aparecimento de novos dispositivos como os tablets e os smartphones, e de novas formas de armazenamento como os discos SSD.

A queda vai ser de 11,8% este ano relativamente a 2012, e segundo a IHS iSuppli, as receitas vão atingir os 32,7 mil milhões de dólares. No próximo ano a tendência continua e as receitas vão baixar para a casa dos 32 mil milhões de dólares.

Um dos principais analistas da iSuppli, Fang Zhang, considera que os preços mais competitivos dos SSD e a queda do mercado dos computadores pessoais e a estagnação dos notebooks vão condicionar as vendas das fabricantes de HDD.

Fica de parte um cenário económico pior muito por causa dos ultrabooks que têm chegado ao mercado e que vão sustentar a procura por discos rígidos. E como refere o relatório da empresa de análise, o mercado dos computadores não vai desaparecer pelo que os HDD vão sempre ser necessários.

Os data centers e alguns serviços empresariais de big data também vão continuar a precisar de grandes quantidades de espaço físico. Por causa deste facto, na perspetiva da consultora, a aposta da Western Digital num disco rígido de 5TB que deverá chegar ao mercado em 2013 é uma aposta com sentido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico