Depois de efectuar entrevistas entre os principais fabricantes, a Frost & Sullivan concluiu que 2001 foi um ano para esquecer para o mercado europeu de software aplicacional, com os lucros a diminuirem face a igual queda das vendas.



"Ao mesmo tempo, o software Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM) e de eBbusiness vacilaram e acabaram por estacionar", pode ler-se nas conclusões do estudo.



A consultora afirma que cada um destes mercados está claramente definido, tem histórias de sucesso com os seus clientes envolvendo retornos de investimento e fabricantes lideres estabelecidos. Os últimos dados de análise apresentados pela Frost & Sullivan avaliaram o mercado europeu de software de automatização de serviços durante 2001 em 76 milhões de dólares em 2001 (86,6 milhões de euros).



A situação no mercado norte-americano e os seus efeitos na Europa demonstraram, segundo a consultora, que as empresas que actuam nesta área terão de se concentrar em estabelecer oportunidades de negócio antes de partirem para a gestão do mesmo.



Poderá não haver consolidação para aqueles que foram adversamente afectados, mas a Frost & Sullivan acha que o mercado ainda tem algum grau de vitalidade e os gigantes do mundo do software empresarial - nomeadamente, SAP, Oracle e PeopleSoft - continuam a investir na área.



De acordo com a Frost and Sullivan, a PeopleSoft, a Oracle e a SAP estão a investir fortemente para fortalecer as suas respectivas suites de produtos. A primeira anunciou muito recentemente, segundo o noticiado pela CNET, que na próxima semana dará a conhecer ao mercado novos produtos, alargando a sua linha de aplicações empresariais, concebida para ajudar as companhias a automatizar as suas operações e melhorar a interacção com os clientes, funcionários e fornecedores.



A automatização de serviços ainda oferece um grande potencial e, segundo previsões da Frost & Sullivan, tem todas as hipóteses de vir a crescer no futuro. Contudo, isso não indica que a indústria está a fugir a uma consolidação.



Baseada em entrevistas com empresas e clientes, a análise da Frost & Sullivan identifica como principais fabricantes a actuar no mercado europeu a Business Engine, a Changepoint, a Evolve, a Niku, a Novient, a Oracle, a PeopleSoft, a SAP, a SharpOwl e a Siebel, ao redor dos quais o mercado se deverá consolidar.



Notícias Relacionadas:

2002-03-15 - Vendas de software Oracle baixam pela quarto trimestre consecutivo

2002-03-14 - SAP apresenta programa Smart Business Solutions dirigido a PMEs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.