Segundo um estudo divulgado ontem pela SAP Portugal levado a cabo pela IDC Portugal, o mercado nacional de soluções Customer Relationship Management (CRM) poderá atingir uma taxa média de crescimento anual de 38 por cento até 2004, estimando que nesse ano o volume desse mercado atinja os 3,4 milhões de contos (17,4 milhões de euros).



O volume do investimento realizado em Portugal, em aplicações de software específico para CRM, essencialmente em soluções de call centers e contact centers, seguindo-se as destinadas a suporte de clientes, atingiu em 2000 cerca de 940 mil contos (4,7 milhões de euros).



Entre as 1.000 maiores empresas e instituições financeiras nacionais, 91 por cento pensam adoptar aplicações informáticas que visam automatizar as relações com os clientes ou seja produtos para CRM. A distribuição do investimento segue os padrões europeus ocidentais, atingindo níveis mais elevados nas aplicações destinadas a suporte a clientes e centros de atendimento, seguidas das destinadas à automatização da força de vendas e, por último, às de automatização de marketing.



Esta última vertente de CRM uma maior taxa de crescimento (média anual superior a 70 por cento) segundo as previsões do estudo. A taxa de crescimento prevista para Portugal, para os 5 anos analisados, é superior em 5 pontos à média europeia, com 38,8 por cento para o nosso país contra os 34 por cento para a zona europeia analisada.



As actividades de Serviços de CRM na Europa, consistindo em consultoria, integração, outsourcing, formação e suporte representaram um mercado de cerca de 3,4 mil milhões de contos (17 milhares de milhões de euros) em 2000, sendo de esperar que sejam ultrapassados os 9,21 mil milhões de contos (45 mil de milhões de euros) em 2004.



Notícias Relacionadas:

2001-08-18 - Oracle fornece aplicações de CRM para iPAQ da Compaq

2001-06-12 - Tecnologias de Informação em Portugal crescem 11,4 por cento até 2004

2001-06-04 - Unisys comercializa soluções CRM da Avaya

2001-05-10 - Sector Financeiro gasta 130 milhões de contos em TIs até 2004

2001-04-24 - SAP divulga parcerias e resultados durante SAPPHIRE 2001