A empresa IDC acaba de divulgar um estudo onde prevê que o mercado nacional de ERM (Enterprise Resource Management) irá ultrapassar a marca dos 100 milhões de euros até ao final de 2003, enquanto o de CRM (Customer Relationship Management) se aproximará dos 20 milhões de euros na mesma data.



Estas foram as principais conclusões do estudo de nome "Aplicações
Empresariais Análise e Previsões, 2002-2207", dado a conhecer pela referida empresa e que teve por objectivo "fornecer uma panorâmica da situação actual e tendências de investimento das empresas portuguesas em aplicações empresariais".



Numa outra análise de carácter mais abrangente, a IDC constatou que o mercado de ERM foi responsável em 2002 pela transacção de oito mil milhões de euros na Europa Ocidental. Comparativamente, a despesa de Software CRM, que inclui aplicações que suportam os Centros de Interacção com Clientes, a Automatização da Força de Vendas e a Automatização de Marketing, representou 1,9 mil milhões de euros.



Quanto às previsões de crescimento na mesma área geográfica, a IDC vaticina um aumento de 6.7 por cento para CRM e 5.2 por cento na ERM em termos de taxa de crescimento anual composta entre os anos de 2002 e 2007. O destaque dos países onde esse crescimento será mais acentuado vai para o sul da Europa, que agora começam a recuperar de um início de actividade mais tardio que os seus congéneres do norte.



Notícias Relacionadas:

2002-05-02 - Mercado português de ERM deverá valer 130 milhões de euros em 2005