O mercado português de produtos tecnológicos voltou a apresentar uma tendência negativa no quarto trimestre de 2010, com as vendas a caírem para os 760 milhões de euros, menos 5,4 por cento que no mesmo período do ano passado, revelam os dados da GfK agora divulgados.

De acordo com o índice da consultora, que engloba electrónica de consumo, fotografia, pequenos e grandes electrodomésticos, telecomunicações, tecnologias de informação e equipamento de escritório, apenas os electrodomésticos apresentaram resultados positivos (3,6% e 6,7%, respectivamente).

O segmento das telecomunicações foi um dos mais penalizados, registando uma quebra de 13,7 por cento em relação ao período homólogo e saldando o último trimestre de 2010 nos 103 milhões de euros. No entanto, quando comparados os resultados dos 12 meses do ano, o decréscimo face a 2009 desce para os 11 por cento.

As vendas na electrónica de consumo situaram-se nos últimos três meses do ano passado nos 195 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 8,8 por cento face ao mesmo período de 2009.

Entre os produtos de TI, a quebra ficou-se pelos 4,9 por cento, face a um ano antes, para um total de 140 milhões de euros vendidos entre Outubro e Dezembro.

Na comparação das vendas numa base anual confirmam-se os desempenhos negativos, embora menos acentuados: as vendas na electrónica de consumo diminuíram 3,3 por cento e as de TI 4,4 por cento.

No cômputo geral dos segmentos analisados, as vendas anuais desceram 2,1 por cento, para os 2.584 milhões de euros.