A Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (ANREEE) revela que em 2014 foram colocados no mercado português um total de 62,68 milhões de equipamentos elétricos e eletrónicos. O número representa um crescimento de 6,2% relativamente ao ano anterior.

Para a ANREEE este é um indicador positivo para o mercado não só pelo resultado conseguido, mas também por ser o segundo ano consecutivo que o mercado de equipamentos elétricos e eletrónicos crescer em Portugal.

Em comunicado a associação não revela números específicos para categorias de produtos, mas destaca alguns bons resultados conseguidos por exemplo pelas lâmpadas LED que cresceram quase 50% em 2014. Em contrapartida o mercado dos televisores encolheu 6,5%.

No final do ano passado havia registo de um total de 1.680 empresas que comercialização equipamentos de eletrónica e elétricos, registando-se no entanto um saldo nulo de entradas e saídas: 146 entidades encerraram atividade, mas outras tantas iniciaram as vendas em território português.

De acordo com a ANREEE, as empresas registadas são esmagadoramente nacionais e estão localizadas maioritariamente no distrito de Lisboa, Porto e Aveiro. Há apenas o registo de 56 organizações que são estrangeiras.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico