O mercado português de produtos tecnológicos manteve a tendência positiva demonstrada no início do ano ao registar um crescimento de 12% e uma faturação de 525 milhões euros no segundo trimestre de 2014, de acordo com o índice GfK TEMAX.

O setor das Telecomunicações foi novamente aquele que apresentou melhores resultados, com receitas de 140 milhões de euros, o que representa um crescimento positivo de 29% relativamente ao seu período homólogo. O mês de junho, com as suas promoções habituais de verão, foi aquele que mais contribuiu para o desempenho.

Mais uma vez o smartphone foi o produto estrela deste mercado, com um crescimento acumulado de quase 80% em unidades, no final do semestre.

Apesar do crescimento de 6,6% em valor face ao segundo trimestre de 2013, o sector de Informática cai em termos de faturação relativamente ao primeiro trimestre deste ano, "sobretudo porque o mercado dos portáteis tem mantido a tendência negativa ao longo deste semestre", sublinha a GfK.

Comparativamente a período homólogo, o mercado dos portáteis apresentou um decréscimo de 3% em unidades. Por outro lado, são os tablets que continuam a alavancar este segmento, registando ainda fortes crescimentos quer em unidades, quer em valor.

Na Eletrónica de Consumo são as televisões que lideram o segmento, que foi dos que mais cresceu no segundo trimestre, "mas ainda falta muito para compensar as quebras do ano anterior". Em sintonia positiva estão também as Action Cams que dão nova vida ao segmento das Camcorders.

Também a ganhar quota de mercado estão os segmentos de áudio conectado e as colunas de streaming e wireless, produtos que pela inovação despertam o interesse dos consumidores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico