De acordo com a Forrester Research, o mercado global da tecnologia deverá alcançar novos máximos em 2018. A consultora acredita que as compras neste sector vão crescer 4% no próximo ano, valorizando-o em três biliões de dólares. A confirmar-se, este será um valor de superior aos 3,4% de incremento que são previstos para as contas finais deste ano.

A empresa norte-americana acredita que a consultadoria será a indústria mais beneficiada com esta tendência, sendo que os gastos com os seus serviços deverão aumentar 4,3% já em 2017. Para o próximo ano, no entanto, está previsto um aumento de 6%.

O hardware, embora com valores inferiores, deverá crescer 2,6% em 2017, chegando depois aos 3% em 2018.

Os gastos com outsourcing e serviços de telecomunicações também vão alinhar-se na tendência, com crescimentos abaixo dos 2% no ano que vem.

26º Congresso da APDC: É preciso mudar mentalidades para fortalecer o mercado tecnológico português
26º Congresso da APDC: É preciso mudar mentalidades para fortalecer o mercado tecnológico português
Ver artigo

O destaque de 2018, contudo, deverá ir para as tecnologias de CRM, e-commerce, customer analytics e outras soluções de marketing que ajudem as empresas a compreender como ganhar e reter clientes. O investimento nestes serviços deverá crescer na ordem dos 28% mas, como nota a Forrester, será um investimento canibal, que inviabilizará gastos de maior ordem noutros serviços.

A expansão vai ser liderada pelas economias em recuperação, que têm vindo a estabilizar ao longo dos últimos meses. O estado de consistência em que deverão entrar em 2018, vai permitir-lhes, como escreve a consultora, "adotar uma postura mais agressiva no que diz respeito aos seus gastos com tecnologia".

No final de 2017, por outro lado, "China, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Suécia, Dinamarca e Estados Unidos" deverão liderar o top de países que mais gastaram no mercado tecnológico.

Num cômputo geral, a Forrester acredita que existem "mais razões para ser otimista face aos negócios" em 2018.