A Meridea Financial Software é a empresa que resultou de uma joint venture hoje anunciada entre a Nokia, a 3i, a Accenture e a Sampo, vocacionada para o desenvolvimento de software financeiro multi-canal para banca online, apoiado em standards abertos.


Esta nova empresa, que combina a experiência dos seus fundadores do campo da mobilidade, banca e finanças, terá como objectivo a produção, o desenvolvimento e a venda de software para serviços financeiros online e móveis.


Esa Tihilä, antigamente ligado à área de operações globais de ebusiness da ICL, foi escolhido como presidente executivo da Meridea Financial Software. De acordo com o comunicado de imprensa da Nokia, a Meridea desenvolverá a primeira solução de software para instituições financeiras de última geração, que permitirá aos consumidores o acesso móvel e online a serviços financeiros, mediante diversos canais incluindo dispositivos móveis, Internet, telefones, Interactive Voice Response systems (IVR's) e TV digital.

A solução Meridea pode oferecer, segundo os fabricantes, o retorno do investimento de clientes em serviços financeiros, ajudando a melhorar o tempo de mercado, contemplando uma estrutura de gestão de custos, reduzindo os riscos de tecnologia e oferecendo uma integração flexível com os sistemas existentes.

Uma pesquisa de mercado publicada pela consultora Kudos Research, em Maio de 2001, e referida no comunicado da Nokia, indica que os serviços de ebanking aumentarão de modo versátil e eficiente no futuro. Estas soluções permitirão responder às necessidades financeiras das instituições para investirem mais nas soluções de online banking.

A Meridea empregará mais de cem pessoas na Finlândia até ao final de 2002. Os seus produtos e soluções vão ser disponibilizadas a nível internacional. Sari Baldauf, presidente da Nokia Networks, sublinhou a propósito da criação desta empresa que "a estratégia utilizada pela Meridea na construção de aplicações para transacções móveis é perfeita para utilizar na interface Série 60 da Nokia e no telemóvel Nokia 7650".

David Milner, gestor parceiro da Accenture para serviços financeiros na Europa do norte, confirmou também que "a Meridea irá completar a rede de negócios da Accenture que disponibilizará tecnologia de futuro procurada pelas empresa em todo o mundo".

Notícias relacionadas:

2001-11-27 - Nokia mostra-se optimista nas previsões para o próximo ano

2001-11-22 - Nokia reforça aposta em standards de tecnologia abertos

2001-09-11 - Net móvel com os mesmos 15 por cento de adeptos mundiais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.