A Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica (ANETIE) iniciou esta segunda-feira, na Cidade do México, o seu novo plano internacional de promoção das tecnológicas para 2018 e que vai decorrer até 15 de março.

A escolha do México para ser a rampa de lançamento para o roteiro de Get Out em 2018 da ANETIE foi alicerçada no facto desta ser a quinta maior economia emergente, depois dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e por estar focado numa estratégia de digitalização interna.

Com a  internacionalização a ser uma das grandes apostas da ANETIE, o programa vai também marcar presença na Alemanha, Reino Unido, Finlândia e Peru, destinos estrategicamente selecionados pelo potencial de negócio para o setor das TICE nacional.

“O Get Global é muito mais do que um plano de missões empresariais. Através deste novo roteiro a ANETIE pretende levar a cabo verdadeiras paragens tecnológicas, que incluem um conjunto definido de atividades programadas para e com as empresas que nos acompanham”, defende o director-geral da ANETIE, Tiago Valente.

O programa de cada viagem estará alicerçado em estudos de mercado personalizados e visitas exploratórias e de networking dedicadas, explica em comunicado.

Em cada um dos cinco mercados em que marcará presença no decorrer deste ano através do Get Global, a associação considera que a realização de um Seminário LOGIN>PT será o ponto alto em cada cidade visitada. Os seminários vão permitir dar voz às inovações das empresas acompanhadas pela ANETIE e funcionar como montra e ponto de contato privilegiado com players económicos locais.

Considerada como um dos pilares da ação internacional da ANETIE, é através da plataforma tecnológica LOGIN>PT que a associação aposta na abordagem dos mercados internacionais de forma harmoniosa, conjunta e complementar.

O kick off deste novo projeto desenhado para potenciar a internacionalização de um conjunto estimado de 30 empresas nacionais do setor das TICE vai ter o seu ponto alto na participação na eShow, a maior feira de tecnologias do mercado Ibero-Americano, realizada na Cidade do México.

Num país em que apenas 1/3 da população tem ligação à Internet, a ANETIE diagnosticou várias oportunidades entre as quais se encontram as tecnologias de informação para a educação, a informática aplicada à saúde, bem como soluções inovadoras de gestão com base nas TIC para o setor privado.