A Microsoft envia hoje os seus comentários ao comissário europeu da concorrência, Mário Monti no âmbito da investigação anti-trust em curso há cerca de três anos, confirmou ao TeK fonte oficial da área de política da Concorrência da Comissão Europeia. Segundo esta fonte, a Microsoft deverá entregar ao comissário uma resposta ao conjunto de objecções apresentadas pela Comissão Europeia no passado dia 6 de Agosto, resultado da sua investigação.
Recorde-se que nesta data, a CE lançou uma espécie de ultimato à empresa de Bill Gates depois de investigar e pressionar a Microsoft ao longo dos últimos três anos, sem grandes resultados práticos. No dia 6 de Agosto, juntamente com esta comunicação, a CE afirmou que a sua investigação estava na recta final e adiantou que os últimos dados analisados - onde se incluem conversas com vários players do sector - confirmavam a reforçavam as acusações imputadas ao gigante de software de abuso de posição dominante, no mercado de software para computadores pessoais.
Segundo a CE, a Microsoft aproveitou-se da posição dominante que mantinha no mercado, para não divulgar informação técnica essencial para que o software de empresas concorrentes funcionasse correctamente no seu sistema operativo Windows. Esta questão da interoperabilidade assume lugar de destaque na área do software utilizado em servidores de informação ligados a PCs que correm o sistema operativo Windows.
Por outro lado, as investigações da CE permitiram concluir que a Microsoft integrou ilegalmente o software Media Player no Windows, também aqui com o objectivo de bloquear o acesso da concorrência ao mercado de música online e do software para vídeo.
Apuradas estas conclusões, a comunicação de 6 de Agosto solicitava à Microsoft o cumprimento de três requisitos básicos: disponibilização de informação sobre alguns protocolos de interface do Windows, lançamento de uma versão do Windows sem que esteja incluído o Windows Media Player ou inclusão obrigatória de software audio-visual concorrente no Windows.
A Microsoft dará hoje resposta a estas solicitações. O passo seguinte, deste longo processo, terá lugar entre os dias 12 a 14 de Novembro data da nova audiência para posteriormente a Comissão reexaminar o caso à luz dos novos comentários recebidos.
Notícias Relacionadas:
2003-10-13 - Comissão Europeia ouve Microsoft em Novembro sobre caso antitrust
2003-08-06 - Comissão Europeia lança ultimato à Microsoft
2001-08-30 - Comissão Europeia aumenta acusações contra Microsoft
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários