A Microsoft e a Comissão Europeia iniciaram mais uma ronda de discussões em redor do processo antitrust pendente no velho continente.

Segundo a Bloomberg, responsáveis da gigante da informática deslocaram-se esta quarta-feira a Bruxelas para reunir com os decisores europeus, com o objectivo de tentarem um acordo relativamente às acusações mais recentes de abuso de posição dominante de mercado.

A Microsoft enfrenta actualmente um processo relativo à integração do Internet Explorer com o Windows - muito semelhante ao que perdeu com o Media Player em 2004, depois de cinco anos de investigação.

Nesta altura, a CE deu razão aos queixosos e obrigou a Microsoft a vender uma versão do Windows sem Media Player, ao que se juntou uma multa de perto de 500 milhões de euros e outras medidas.

Ao que indica a imprensa europeia, a CE deverá estar muito perto de uma decisão final e esta poderia ser a última oportunidade para a Microsoft tentar influenciar o processo, depois de cancelado a audiência marcada para o mês passado.

Recorde-se que a gigante do software anunciou em Junho último que a próxima versão europeia do seu sistema operativo será comercializada sem o seu browser, mas a iniciativa não foi bem acolhida por Bruxelas.

Comentando na altura a decisão, um porta-voz do executivo europeu referiu que se a CE concluir na sua investigação que há abuso de posição dominante da Microsoft quando integra o Internet Explorer no Windows, estará em causa a disponibilização ao consumidor de várias alternativas, mais do que a eliminação de qualquer alternativa.