A Microsoft anunciou ontem, num comunicado publicado no seu site oficial, a compra da Yammer, uma empresa que cria redes sociais privadas para serem usadas dentro de organizações.

A gigante de Redmond pagou 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 960 milhões de euros) em dinheiro pela aquisição, que lhe vai permitir adicionar novas funcionalidades a serviços como o Office, Office 360, Dynamics (CRM) e Skype, explicou posteriormente fonte da empresa numa conferência com a imprensa norte-americana.

A Yammer fornece redes sociais privadas adaptadas à utilização dentro de empresas, concebidas para facultarem a troca de conhecimentos, ficheiros e trabalho colaborativo entre os colaboradores das organizações. Conta com mais de cinco milhões de utilizadores e clientes como a Ford, eBay, LG ou Unicef.

A nova aquisição vai integrar a divisão do Office na Microsoft, mas os funcionários continuam a reportar diretamente ao CEO da Yammer, David Sacks, seguindo-se um modelo semelhante ao adotado aquando da compra do Skype, com a manutenção das instalações e funcionários.

Os serviços prestados pela companhia continuarão também a estar disponíveis de forma autónoma, esclareceram as partes envolvidas no negócio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes