Jorge da Ponte, vice-presidente do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), foi eleito Chief Data of the Year 2023 pelo CDO Council, uma iniciativa da Microsoft Portugal que junta especialistas na área de dados e analítica.

O prémio distingue líderes que estão a impulsionar a transformação nas suas organizações através da adoção de uma cultura orientada por dados. Os indivíduos e projetos nomeados são avaliados com base em três fatores equiparados: inovação, impacto no negócio e na sociedade e potencial para escalar.

A avaliação do CDO Council considerou o impacto das iniciativas de inovação implementadas pelo IRN nos últimos meses, onde se incluem o gerador automático de nomes de firmas, baseado em inteligência artificial; a plataforma de atendimento por videoconferência, o validador automático de autenticidade de documentos, integrado no serviço online de pedido de nacionalidade; a nova plataforma Empresa online 2.0; e o projeto Guia Prático da Justiça, um modelo conversacional desenvolvido em conjunto com a Direção-Geral de Política de Justiça, que utiliza a tecnologia do ChatGPT.

“É prestigiante, enquanto representante do setor público, ser distinguido pelo painel de reputados especialistas que integram o CDO Council, mas também um incentivo para continuar a desenvolver no IRN uma cultura orientada por dados, que permita criar e disponibilizar melhores serviços públicos, mais eficientes, inteligentes e transparentes para todos, refere Jorge da Ponte, citado em comunicado do IRN.

Criado em outubro de 2022, o Chief Data Officer Council junta executivos e líderes na área dos dados e analítica, em temas que vão desde a segurança à conformidade, de mais de 30 organizações, com representatividade de diferentes setores, como o Retalho, Saúde, Banca, Seguros, Jurídica, Manufatura, Energia e Setor Público .

Com o grupo de especialistas, pretende-se debater desafios globais e partilhar melhores práticas que sirvam de modelo para apoiar as empresas nas suas jornadas de transformação digital.