A Microsoft e o Citeve anunciaram hoje a abertura de um novo Centro de Novas Oportunidades que irá reconhecer, validar e certificar competências em Vila Nova de Famalicão.



O espaço junta-se a outros dois centros inaugurados desde o início do ano no âmbito do programa TII, uma iniciativa promovida pela Microsoft Europa que procura ajudar a combater o desemprego e a info-exclusão que em Portugal centrou esforços no sector têxtil tendo até agora cativado 1314 inscritos e formado 610 pessoas, 60 das quais já foram reintegradas no mercado de trabalho.



Desde que arrancou a iniciativa já se traduziu em 100 acções de formação dirigidas a indivíduos com mais de 18 anos mas sem a escolaridade mínima obrigatória completa, até agora nos centros de Santo Tirso e da Covilhã.



Os frequentadores recebem no final do curso certificados do 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade reconhecido pelo Ministério da Educação, que lhes garante formação em áreas como Linguagem e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade, Matemática para a Vida e Tecnologias da Informação e Comunicação.



Também hoje as empresas anunciam uma parceria com a Transcom. O objectivo é alargar o âmbito de actuação do TII através da colaboração com esta empresa de Customer Relationship Management que se compromete a empregar pessoas formadas no âmbito do programa.



O programa TII - Tecnologia Inovação e Iniciativa é fruto do piloto europeu da Microsoft Unlimited Potential, um projecto de combate à info-exclusão que em Portugal alberga mais duas iniciativas: o Programa Escolhas e os Centros de Inclusão Digital. A formação para adultos foi alvo de um dos protocolos assinados entre o Governo e a empresa durante a visita de Bill Gates a Portugal.



Notícias Relacionadas:

2006-09-14 - Microsoft e FDTI concretizam mais um ponto do Memorando assinado com o Estado

2006-01-16 - Programa TII da Microsoft vai formar 3 mil desempregados do sector têxtil