Diretamente do Banco Montepio, a Microsoft e a entidade bancária revelaram uma parceria para estratégia de transformação digital no sector financeiro. Pedro Leitão, Presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio, destaca o trabalho que tem para o futuro com a gigante tecnológica. “Ao fim de 177 anos de existência o banco tem sabido adaptar-se aos desafios, não só de tecnologia, mas de outros”, destacando as soluções de valor acrescentado oferecidos aos seus clientes.

Referiu que a parceria passa por quatro eixos principais: a modernização tecnológica e de inovação; a oferta de soluções para o tecido empresarial que necessita de aceleração e alargar o mercado; os aspetos ligados à sustentabilidade e inovação social, onde o Montepio diz ser líder no apoio às instituições; por fim, mas não menos importante, a formação e capacitação das pessoas. Diz que ao olhar para estes quatro pilares, o banco vai abrir mecanismos de renovação.

A capacitação das pessoas é uma forma de ajudá-las a lidar com as novas competências e uma alavancagem de um reskill das suas capacidades. A empresa procura uma nova realidade de trabalho, mais híbrida, de melhor reconciliação na forma como quer cativar os seus funcionários, mas também a relação com os clientes, oferecendo valor acrescentado. A segurança é outro aspeto de preocupação na sua estratégia.

Montepio e Microsoft

Pedro Leitão afirma que a disrupção do sector bancário é uma realidade, admitindo-a, e por isso procura agora novas soluções estratégicas com olhos postos no futuro.

Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal, realça o longo caminho que tem vindo a percorrer com a entidade bancária, reforçando o papel da empresa na capacitação das instituições através da tecnologia. “Esta parceria reflete os valores comuns que partilhamos, como a sustentabilidade”, afirma. Refere que a Microsoft tem planos e programas específicos para a recapacitação dos trabalhadores. Também tem feito muito trabalho no espaço da literacia, aspetos que vão estar presentes nos projetos comuns. A diminuição da pegada de carbono das instituições é também uma preocupação da Microsoft.

O Montepio justifica a parceria com a Microsfot pela sua liderança no caminho para a transformação digital, sobretudo ao nível de cloud, onde é uma referência. Reforça também que a Microsoft já era uma parceira tecnológica de há muito tempo. A cooperação de inovação entre ambas as instituições tem sido muito frutuosa, acrescenta. Paula Panarra assume também essa responsabilidade, prometendo trazer todo o valor acrescentado para esta parceria.

A líder da Microsoft disse que o trabalho que tem vindo a desenvolver com o Montepio vem de há muito, além dos esforços da tecnológica no mercado financeiro, tendo lançado recentemente a cloud para a banca: aceleração de soluções verticais para o mercado, segurança, privacidade e regulação do sector em cima da sua plataforma. Mas também oferece soluções para clientes e retenção de fraude.

Pedro Leitão realça o timing do modelo de negócio e questões operativas da Microsoft. Tem as soluções para melhorar a vida das pessoas, neste caso aos clientes do banco. Em termos de organização, o Montepio diz que vai ter várias camadas de impacto. A parceria visa elevar a um novo patamar a sua posição na cloud, que já mantinha presente.

A possibilidade de usar novas linguagens low code, assim como competências de inteligência artificial, vai permitir novas competências e uma cultura de trabalho mais ágil e mais user friendly, acredita o líder do banco. Também a eficiência, aceleração nos processos, tornando-se mais ágil, para que consiga responder mais rápido ao mercado, ou seja, colocar os seus produtos nas mãos dos seus clientes o quanto antes.

“O que os clientes querem hoje não é um regresso ao passado, mas algo mais dinâmico”, algo que o banco quer estar na vanguarda para se destacar no sector bancário.

Nota de redação: Foi feita uma correção ao título e corpo da notícia. (Última atualização: 17h55)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.