A Microsoft integra a lista do Ethisphere Institute que classifica as empresas mais éticas em todo o mundo. A gigante da informática, contudo, não é a única a tecnológica a constar do ranking: Adobe, Cisco, eBay e Symantec são algumas das empresas que lhe fazem companhia.



De forma semelhante ao que acontece com a listagem do Great PLace to Work Institute, são as próprias empresas que se inscrevem para entrar neste ranking, "sujeitando-se" depois à avaliação de determinados aspectos, como o historial de infracções legais ou as práticas empresariais sustentáveis.



Com base nessas avaliações, o Ethisphere Institute elabora um índice mundial, neste caso, com as 110 empresas que considera mais éticas no seu modo de funcionamento. A última edição do ranking contou com mais de 3.000 organizações inscritas.



Surpreendentemente, ou não, nem a Google nem o Facebook, muitas vezes apontadas como empresas que oferecem condições de trabalho mais atractivas, constam da listagem. A "sofisticada" Apple também não faz parte do ranking.




Além das possíveis más avaliações, uma das razões para estas empresas não estarem entre as mais éticas do mundo (e neste caso seria a única)poderá muito bem estar relacionada com o facto de não se terem inscrito…