O ano não acaba da melhor forma para as gigantes Microsoft, Google e Apple. Uma empresa do Michigan apresentou um processo contra as três empresas alegando que estas utilizam indevidamente os formatos "thumbnails", as miniaturas, para apresentar ficheiros na pré-visualização de documentos.



Segundo a queixa da Cygnus Systems, o sistema utilizado pelas companhias nos sistemas Vista, Internet Explorer 8, OS X, Cover Flow e Chrome viola uma patente registada por si. Esta é, de acordo com a empresa, uma pequena parte dos sistemas que poderão estar a utilizar a sua patente indevidamente.



O processo foi apresentado num Tribunal do Arizona e é apoiado por documentos emitidos em Março de 2008 - mas referentes a uma aplicação registada em 1998 e 2001 - pelo regulador norte-americano de marcas e patentes onde é especificado que tal tecnologia está patenteada pela Cygnus como um sistema "para o acesso a um ou mais ficheiros através de ícone gráfico, ícone esse que inclui uma imagem de uma determinada porção de arquivos alojados no ficheiro em causa".



Processos à parte, é de salientar que a Cygnus é Gold Partner da Microsoft, uma das companhias que denunciou, e de empresas como Dell, HP, Cisco ou Symantec.